Centro de Torneamento e Centro de usinagem CNC são imprescindíveis para a indústria de peças em geral, e parte integrante do serviço de usinagem.
Centro de Torneamento e Usinagem possui uma estrutura, que permite tanto o desenvolvimento de projetos e montagens, quanto a fabricação de peças sob medida, por exemplo.
Mas, no que diferem centro de torneamento e centro de usinagem? É exatamente o que veremos a seguir, confira.
CNC
Como se sabe, a sigla CNC significa “Comando Numérico Computadorizado”, uma tecnologia que otimiza o funcionamento das chamadas máquinas ferramentas. Embora o custo dessa tecnologia seja mais elevado do que de uma máquina convencional mecânica, revela melhor relação custo X benefício.
Ao nos referirmos ao centro de usinagem, devemos pensar em um ambiente onde ocorrem operações básicas como:
- Torneamento;
- Fresamento;
- Furação;
- Retificação, etc.
Centro de torneamento
Podemos dizer que a diferença entre o centro de torneamento e o centro de usinagem CNC se dá pelo fato de que enquanto um dos termos engloba o conjunto de ações da usinagem (o centro de usinagem), o outro revela um dos processos que compõem esse conjunto (no caso, o centro de torneamento).
O centro torneamento pode ser definido como um torno multitarefa, ou seja, uma máquina ferramenta com rendimento elevado, controlando variados eixos lineares e também circulares.
O centro de torneamento possui características como:
- Altíssima precisão e acabamento impecável na produção das peças;
- Produção seriada otimizada, uma vez que permite a repetibilidade;
- Grau de rigidez elevado;
- Minimiza o tempo de usinagem, devido a elevada velocidade de deslocamento;
- Capacidade de realizar todo o sistema de usinagem em somente uma máquina, fazendo com que não seja preciso operações posteriores.
E então, compreendeu a diferença entre centro de torneamento e centro de usinagem?
Dúvidas? Estamos aqui para supri-las, entre em contato conosco e envie seus questionamentos.